Diversas dúvidas quanto ao uso das tecnologias na escola vêm sendo alimentadas a cada ano. Qual a finalidade? Por que utilizar? Qual a efetividade? Quais resultados querem atingir? Como utilizar? Quem deve estar envolvido com esse processo?
De fato, o que se tem presenciado na maioria das escolas é uma insatisfação quanto aos benefícios dessa prática. Gastou-se muito e efetivamente os resultados obtidos ficaram abaixo do desejável. Sabemos que não se pode simplesmente ignorar as tecnologias, pois uma coisa é fato: elas estão presentes em todas as áreas e se expandem numa velocidade cada vez maior.
Podemos entender, então, que a utilização efetiva das tecnologias da informação e comunicação na escola é uma condição essencial para inserção mais completa do cidadão nesta sociedade de base tecnológica.
Podemos entender, então, que a utilização efetiva das tecnologias da informação e comunicação na escola é uma condição essencial para inserção mais completa do cidadão nesta sociedade de base tecnológica.
Existe ainda a questão da resistência. Alguns professores ainda acreditam que as tecnologias podem "roubar" seus postos de trabalho. Na realidade, quem "rouba" o lugar de um professor não é a tecnologia ou qualquer outro instrumento, mas, sim, outro professor mais preparado como gestor do processo de ensino e aprendizagem, que inclui, entre outras aplicações, a utilização das tecnologias. Hoje em dia, na área da Educação, saber utilizar as tecnologias ainda é um diferencial competitivo, mas, em breve, será apenas um pré-requisito, como já acontece em outras profissões, como Arquitetura ou Engenharia.
Os desafios para realização de um trabalho eficiente em relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação no espaço educacional são grandes, mas na mesma proporção, a utilização adequada das tecnologias representa uma oportunidade ímpar de inserir a escola como uma instituição voltada para a criação de ambientes colaborativos de aprendizagem e, consequentemente, para o desenvolvimento de habilidades que se tornem competências nos alunos.
ENTREVISTA
Qual a finalidade da tecnologia na transformação da educação? Assim como as novas tecnologias revolucionaram o mundo tornando-o globalizado é preciso trazer melhorias para a Educação. O uso das tecnologias dinamiza a educação, contribui para a melhoria e qualificação do ensino, aprimora o trabalho de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. (Professora Nilma dos Anjos Santos)
Por que você acha importante utilizar a tecnologia?Porque antes só era utilizado livros, jornais eram muito mais difícil hoje tudo está mais avançado com a internet, celular e outros meios de tecnologia, a importância se tornou tão grande, tão procurada que são poucos que vivem sem a nova tecnologia. (Professora Girlene Azevedo Santos)
Quais os resultados a serem atingidos com o uso da tecnologia na escola? Melhor aproveitamento, mais informação, um avanço significante para obtermos uma educação de qualidade para o êxito e sucesso de todos, utilizando os recursos tecnológicos de forma adequada. (Professora Irandir Conceição)
Parabéns pelo Blog. As tecnologias da informação e comunicação realmente ajudam a potencializar o trabalho docente. Com elas é possível estabelecer parcerias cognitivas, além de estimular a autonomia, a co-autoria e colaboração entre docentes e discentes. Segue alguns links dos projetos que coordeno na escola http://cetv-astronomia2011.blogspot.com/ http://cetvdigital.blogspot.com/ http://pt-br.lunarobservers.wikia.com/wiki/Especial:WikiActivity
ResponderExcluir